quinta-feira, maio 10, 2007

Meu primeiro Inteiro exclusivo de 128 bits: CB 0F C6 04 45 1D 62 9A E1 69 F0 38 CB 9D CE 8F

A parada é a seguinte:


A MPAA (Assossiação estadunidense que defende a industria cinematográfica deles) ficou fula da vida e resolveu processar todo mundo, simplesmente porque algum nerd sem muito o que fazer conseguiu descobrir o código super-ultra-hiper-fodasticamente-secreto que é usado para criptografar e acessar os filmes em Blue-Ray e HD-DVD, que é controlado pela AACS LA, a associação que cuida do código de proteção dos HD-DVDs e Blue-Ray.


Essa proteção (supostamente) inquebrável era a menina dos olhos da indústria deles. Num dia eles eram os donos da cocada dourada, no outro o "grande segredo de MPAÁtima" era postado em todos os blogs do mundo.


Reação estadunidense primária? "Vamos processar todos!! Vamos retirar esses sites do ar!!"


Reação da comunidade internauta? "O que? Esses fi*!@#$hos da p#$%@uta vão querer briga? Então mostremos a força da verdadeira democracia ... "


Resultado: O site DiGG, um dos maiores agregadores de blogs dos EUA recebeu uma cartinha dos advogados da AACS LA pedindo, carinhosamente, que eles retirassem os blog com a chave do ar. O DiGG que tem c*, retirou na hora. Os demais usuários perceberam a sacanagem e bombardearam o Digg com postagens contendo o código. O Digg continuou retirando os blogs do ar. Os usuários, putos da vida, encheram de tal forma o Digg de postagens que simplesmente TODOS os blogs da página inicial do site continham o código, o que fez o Digg não apenas desistir de retirar os Blogs mas também se retratar com sua comunidade de usuários.


Bom mas e o que tem o código aí em cima com isso? Bom, o site Freedom to Tinker resolveu usar a mesma arma contra a MPAA. Eles criaram um gerador de inteiros de 128 bits semi-aleatório, que gera um inteiro semelhante ao usado pela AACS LA para cada usuário e, com esse inteiro, criptografam um raiku (forma de poesia japonesa) protegido por direitos autorais. Qualquer um que venha a publicar o seu inteiro sem a sua permissão poderá ser processado nos termos da lei americana DMCA (válido apenas pera sites hospedados nos EUA).


Também quer o seu inteiro de 128 bits exclusvo? Faça o seguinte:


1 - Vá ao site do Freedom to tinker. Será gerado um número inteiro, único, em hexadecimal para sua única e exlusiva utilização. É seu. Ponto.


2 - Esse número será usado para criptografar o Haiku abaixo:


(copyright 2007 by Edward W. Felten)

We own integers,

Says AACS LA.

You can own one too.


3 - O único com diretos exclusivos para usar a sua chave para descriptografar o haiku é você.


4 - Caso alguém publique este seu número, você poderá processá-lo nos termos da lei federal estadunidense DMCA (obviamente, válida apenas para sites hospedados lá), uma vez que estará publicando uma chave que pode ser usada para efetuar cópias não autorizadas de material protegido por direitos autorais.


Para quem não sabe DMCA (Digital Millenium Copyright Act) é uma lei estadunidense que proibe qualquer tentativa de burlar sistemas de proteção ao direito autoral, incluindo qualquer forma de DRM (Digital Rights Management), incluindo o método AACS, utilizado em HD-DVDs e BluRay Discs. Proíbe também que qualquer cidadão interessado em segurança, mas que não pertença a uma empresa que venda soluções de segurança, publique avisos e/ou correções de erros para os programas que usa.


O meu número é aquele lá do título.


Atenção: Qualquer uso não autorizado deste número será levado à corte estadunidense sob os termos da DMCA.


Links:


Vi primeiro no Under-linux, cuja fonte é o Doses Diárias, que por sua vez bebeu da fonte em inglês.

Nenhum comentário: